O que é a SÍNDROME DA MULHER DE POTIFAR?
Trata-se de assunto que tem sido cobrado em alguns concursos tanto na fase objetiva como nas fases discursivas e oral, de modo que é nosso dever alertá-los a fim de que não sejam surpreendidos, sobretudo por se tratar de temática de fácil percepção e compreensão.
---- Sabe-se que os delitos contra a dignidade sexual, sobretudo o estupro, como regra, são crimes praticados às ocultas, sem a presença de testemunhas.
---- Como chegar à condenação do autor quando o único elemento probatório seria a palavra da vítima? E o princípio do “in dubio pro reo”?
---- Deve-se aplicar aquilo que em criminologia é conhecido como a síndrome da mulher de potifar.
---- Cuida-se de teoria importada dos ensinamentos bíblicos, a qual nos remete a “história de José que foi vendido pelos ismaelitas a um egípcio chamado Potifar. José logo ganhou a confiança de Potifar e passou a ser o seu homem de confiança. Ocorre que a mulher de Potifar, sentindo forte atração por José, quis com ele ter relações sexuais, mas foi rejeitada. Certo dia, em mais uma de suas investidas ela o agarrou pela capa e o chamou para ir para cama. Mas ele escapou e correu para fora deixando a capa nas mãos dela. Quando notou que ele havia deixado a capa nas suas mãos a mulher chamou os empregados e disse que José havia tentado ter relações sexuais com ela. Quando o dono de José chegou ela contou a mesma história, Potifar ficou com muita raiva e colocou José na cadeia onde ficavam os presos do rei. (quem quiser ler na íntegra, capítulo 39, versículos 6 a 20, Bíblia Sagrada)”.
--- Assim, mediante a síndrome da mulher de Potifar, o julgador deverá ter a sensibilidade necessária para apurar se os fatos relatados pela vítima são verdadeiros, ou seja, comprovar a verossimilhança de sua palavra, haja vista que contradiz com a negativa do agente.
“A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada”. Albert Einstein
Excelente semana de estudos!